07/07/2009

Escola de pais – um tempo pras coisas simples da vida

* Clique na imagem e visualize o programa do encontro.


Quando vamos para a escola aprendemos trigonometria, análise sintática e outras matérias que, conforme nos afirmam, serão super úteis para nossa vida de adulto. Até mesmo na faculdade nos enchem a cabeça com teorias e ferramentas conceituais que, segundo os entendidos, são fundamentais para nossa formação profissional.

No entanto, por mais necessária que seja toda essa informação, será mesmo que ela supera algumas compreensões mais elementares como, por exemplo, de como reagir no momento em que nossos filhos se recusam a fazer o que pedimos? Como ter a certeza de que estamos realmente criando uma pessoa capaz de ser feliz? ...

Pois é, e por mais fundamental que esse conhecimento seja ninguém se preocupa em nos ensinar formalmente a ser pai. Talvez por uma confiança excessiva na natureza e nas tradições, nos vemos um pouco desamparados nas diferentes situações em que a vida exige de nos uma decisão em relação a nossos filhos.

E sempre chega um momento na vida em que algumas decisões importantes devem ser tomadas, e apesar de muito valioso, esse será um momento solitário.

Não seria porém tão mais fácil se instantes como esse fossem preparados com o carinho e com a atenção que só um pai zeloso tem ao orientar seu filho? Seria tão mais fácil se tivéssemos a consciência de que a vida só tem sentido se dermos um sentido a ela respeitando cada passagem, cada fase, cada tempo num processo continuo de maturação? Será que existem regras que nos ajudem a pilotar a vida sem nos chocarmos?

Nisso tudo, um coisa é certa : por mais que não estejamos percebendo, as crises se preparam assim como os momentos de gloria e de conquista. E os nossos filhos vão sempre exigir de nós essa consciência e a nossa presença.

Não deixemos que o ritmo frenético imposto pela forma de viver em sociedade nos nossos dias empeça que busquemos o maior sentido que é realmente o de aprender, de evoluir, de crescer em conjunto com os que amamos.

Por mais ambicioso que seja, o programa “escola de pais” tem o mérito de dar um tempo, todos juntos, para revermos as coisas mais simples , mais essenciais, e que talvez por isso mesmo, muitas vezes permanecem esquecidas.

Mário Lima

Nenhum comentário: