02/11/2009

Uso do WrapSling em Berçario : Nossa experiência escola Waldorf MagêMolê






Assistente do berçário da escola MagêMolê, aprendendo a técnica do BabySling

A escola MagêMolê em Curitiba oferece berçário, maternal e jardim, dentro da pedagogia Waldorf. Esta escola tem uma proposta de humanização no tratamento das crianças que aí chegam a partir de 3 meses.

Durante o mês de janeiro de 2009, Luciana Lima treinou as atendentes do berçário da escola, que passaram a inserir a utilização do babysling no cuidado das crianças.

Desde então, as atendentes do berçário puderam observar alguns resultados importantes:
• Consegue-se suprir as necessidades das crianças maiores ao mesmo que o “colo” é garantido para as crianças menores carregadas junto ao corpo;
• Sensível redução do tempo de adaptação das crianças ao berçário, principalmente das crianças que ainda não haviam adquirido a marcha;
• O uso do babysling ajuda bastante a manter uma rotina com as crianças porque o bebê de colo não “atrapalha” mais, ou seja, ele tem sua necessidades atendidas ao mesmo tempo que participa da dinâmica da turma;
• O bebê de colo sai do “centro das atenções” e vai adquirindo vontade e se sentindo seguro para participar das atividades, porque está protegido da brincadeira das crianças maiores e da “cobrança” da sua participação nas atividades;
• O uso do babysling faz com que as atendentes se sintam menos cansadas ao carregarem as crianças junto do corpo e estejam mais dispostas para fazê-lo durante mais tempo;
• Observando o uso do babysling no berçário, as mães acabam também introduzindo o seu uso no cuidado com seus filhos.

Acreditamos fortemente que a introdução do uso do Wrap sling nos berçários pode trazer vários benefícios às crianças, às famílias e às atendentes. Estamos abertos a ajudar às escolas que se interessem por um projeto semelhante.


Mário Lima

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