07/08/2009

Massagem em gestantes


A massagem em gestantes consiste num cuidado suave, com toques e alongamentos diferenciados como requer este momento, que atuam sobre todo o corpo através do estímulo tátil, trazendo alívio de tensões e desconfortos decorrentes da gravidez. É realizada preferencialmente com a gestante deitada de lado ou de costas e pode ser associada à aromaterapia, potencializando seus benefícios.


Pode ser utilizada para diversas finalidades, tais como:
• favorecimento do bem-estar por fortalecer o trabalho cardíaco e a respiração, reduzir a retenção de líquidos e contribuir para a sedação do sistema nervoso simpático;
• alívio de dores e tensões musculares, além de sobrecarga das articulações, principalmente nas regiões de pescoço, coluna cervical, torácica e lombar, quadris e joelhos;
• suporte emocional e físico, trazendo, através do toque, a sensação de conforto e acolhimento;
• quando praticada com o parceiro, fortalece os vínculos afetivos;




A massagem realizada durante toda a gravidez e o parto traz a propriocepção, ou seja, a gestante terá mais consciência de seu corpo e quando está conectada este momento e à vida que se desenvolve em seu ventre, ela se permite experimentar a maternidade sem medos e sem sofrimento.




Pode ser especialmente útil durante o parto, pois o estímulo sensorial tem efeito calmante, liberando neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento e bloqueio da dor. Esses efeitos estendem-se ao bebê, que vem ao mundo mais tranqüilo e livre de medicações.




Pesquisas indicam, ainda, que a massagem em gestantes reduz os riscos de intervenções medicamentosas, de instrumentos e/ou cirúrgicas, facilitando um parto mais rápido e natural.




Nicole Passos

Nenhum comentário: