20/07/2009

Comunicar-se: uma questão de vida


* Clique na imagem e visualize o programa da oficina de CNV.


Como é difícil se comunicar! Por que será que às vezes, mesmo com a melhor das intenções, não conseguimos passar a mensagem aos que dividem conosco o espaço de trabalho ou a vida familiar? Por que será que certa pessoa nos irrita tanto que se torna difícil de ouvir mais do que duas palavras da sua boca? Por que as crianças parecem não fazer nunca o que pedimos? Por que fulano não acerta nada e é tão complicado realizar alguma coisa com ele?



É... comunicar-se é difícil!

No entanto, a capacidade de transmitir nossas idéias foi sempre o que nos tornou mais humanos. Sem que o homem fosse capaz de propagar suas visões, buscar entendimento e motivar pessoas a acompanhá-lo nas suas aventuras, já há milhares de anos teríamos desaparecido, e as grandes criações do gênio humano não teriam visto o dia.

Mas será que é possível tomar uma atitude pra adquirir objetivamente esta capacidade? Será que ouvindo e falando diferente podemos ajudar as pessoas a nos entenderem de uma forma que faça bem para ambos?

Baseado na sua experiência como psicólogo e negociador internacional, Marshall Rosenberg desenvolveu um método prático de comunicação, o qual é centrado na percepção e na clara expressão das necessidades e dos sentimentos em busca de uma relação de melhor qualidade. Além de possuir uma estrutura simples, talvez a principal vantagem deste método seja que ele nos ajuda a estarmos conscientes sobre o que é vivo em nós, no momento em que comunicamos, e sobre a importância de receber com empatia a necessidade do outro, através da escuta sincera dos seus sentimentos. Estar bem, para Marshall Rosenberg, é ter suas necessidades, se não satisfeitas, pelo menos reconhecidas. Isso, por si, só já é uma grande conquista.

Mário Lima

Nenhum comentário: