04/01/2012

Receita de mamadeira para o desmame!

Além de tudo uma boa dica de receita para o verão!!

Eu vivi o desmame do meu terceiro filho há pouco. Com base em tudo que eu aprendi sobre a amamentação e pela minha experiência acompanhando outras mães, percebo que a hora certa de desmamar não é cronológica, devendo ir até o momento onde não há mais dúvidas e questionamentos a respeito; não deixo de acreditar que o desmame deva acontecer de uma forma prazerosa para todos, não apenas para a mãe e o bebê, mas também para o pai e os irmãos.

Para os meus dois primeiros filhos, a gestação do próximo irmão marcou o momento de parar de mamar. Bastava uma historinha para que eles não retornassem a pedir. Após o nascimento do irmãozinho nunca me opus a que os mais velhos voltassem ao seio e continuassem a amamentação, se quisessem.

Com o terceiro foi um pouco diferente, pois após seis anos e meio em que meu corpo gestava e/ou amamentava sem recuperação devido ao sono interrompido, comecei a me sentir muito fraca e indisposta durante o dia, e muitas vezes sem energia para atravessar a rotina com três crianças com necessidades intensas e totalmente dependentes.

Em uma conversa com meu médico ele me sugeriu o que eu gostaria de ouvir: interromper a amamentação para recuperar a minha vitalidade. Foi então que eu aprendi uma receita muito bacana para colocar na mamadeira dos pequeninos famintos que necessitam recorrer ao seio muitas vezes ao dia.

Esta receita pode ser útil para complementar a amamentação, quando a criança já come outros alimentos. No caso de ser o substituto da amamentação deve ser depois dos nove meses.

Vamos então à receita:

Receita do Dr. Darlan Schottz Ferreira

- 2 bananas nanicas, ou d`água cozidas;
- 1 fruta crua como: maça, pera, pêssego, mamão, goiaba, abacate;
- 2 colheres aveia, por ser mais pratico e de fácil digestão
- 1 semente que dá em casca: nozes, ou amêndoa, ou castanha do para, ou avelã (não vale castanha de caju);

Ferva as duas bananas em 1 litro de água. Enquanto as bananas estão fervendo, corte uma outra fruta no liquidificador e junte duas colheres de aveia e acrescente a semente (2 se for nozes,ou amêndoa,ou castanha ou seis se forem avelãs). Junte a banana cozida com a àgua da fervura no liquidificador, bata tudo por uns dois minutos.
Você pode servir quente ou fresco.

O legal é que cada fruta que acompanha a banana da uma cor diferente à bebida, é bem divertido. Além disso, não vai nenhum tipo de proteína animal, nem soja, ou seja não tem nenhum ingrediente que possa causar alergia ou sobrecarga para o organismo.

Experimente e divida com a gente o seu detalhe, a sua dica especial.

Essa receita não é de forma alguma um incentivo ao desmame. É apenas uma ajuda para as mães conscientes que precisam de soluções práticas e saudáveis para o seu dia-a-dia.

Nenhum comentário: