21/06/2011

Deixa que eu chore minha sorte cruel e que suspire a liberdade


Estou num vôo entre o Rio e Curitiba e mais a frente, na segunda fileira, tem uma criança que chora e uma mãe que, visivelmente incomodada, tenta com vários argumentos mostrar como é feio aquele choro e quanto ele incomoda os outros passageiros.

Não tenho como não me recordar de como foi tratado meu choro e de pensar como tenho tratado o choro das minhas crianças.

lascia ch’io pianga
mia cruda sorte,
e che sospiri la liberta!


“Deixa que eu chore minha sorte cruel e que suspire a liberdade!” são os versos da aria de Haendel em que o choro aparece como maior expressão da liberdade humana.


Estou bastante convencido que nos libertamos através da expressão de nossos sentimentos. Através do choro, purifico as emoções que acumulo ao longo das diferentes experiências do dia a dia resultando em real aprendizado. De certa forma, quando choro, aprendo.


Mas então porque insistimos em anular esta condição fisiológica fundamental e exigimos que nós mesmos e as nossas crianças engulam o choro?

Acostumamos a pensar que homem não chora, e que choro é coisa de fraco. É incrível como esta forma de ver pode até marcar uma civilização inteira. Já há bem mais de um século, no poema épico de Gonçalves Dias,  I Juca Pirama, “aquele que deve morrer”, o herói  chora para evitar o sacrifício e poder voltar e cuidar de seu pai. Mais tarde, o pai recrimina este ato de desonra e só sossega quando o filho prova que é suficientemente violento para valer a pena ser sacrificado. Quanta violência tem sido causada porque apenas não conseguimos entrar em contato com nossos sentimentos!

Quando pequeno, eu apanhei de cinta. E nestes momentos, recordo-me de que eu me dizia que não ia chorar. E fazia muita força, pois pra mim era uma forma de resistir contra toda aquela falta de diálogo. Deu certo. Fiquei tão endurecido que não tinha problema para bater em todos os meninos da minha idade nas brigas de rua.  Hoje percebo que, na casa dos meus pais, falávamos um monte, mas conversávamos muito pouco. Faltava silêncio entre nós para percebermos e acolhermos com sensibilidade as nossas emoções. Assim, foi só bem mais tarde que notei que era necessário que eu aprendesse a chorar.  Talvez, toda a bronquite asmática da minha infância pudesse ter sido evitada se meu choro tivesse espaço, e se meus pais se permitissem chorar também.

Laura Gutman no seu livro “A maternidade ao encontro da própria sombra” relata o seguinte : “As doenças respiratórias tem a ver com as pequenas crises cotidianas ...As mães tem uma infinidade de motivos para chorar, por isso os bebês choram muito e se resfriam com frequência. O resfriado tem a ver com o choro e com o excesso de água que precisamos expulsar. As vezes não nos permitimos chorar, nem permitimos que os pequenos chorem. O plexo da emoção esta localizado na altura do peito. Sentimos a angustia justamente ali.”

Quando tem emoção na história, não tem certo ou errado. Se o choro vem é porque tem que sair, é um fluxo vital, é como um rio que precisa desaguar para cumprir seu curso. Na verdade quando o choro aparece, basta apenas estarmos presentes, de preferência em silêncio, e acolher o choro, tanto o nosso como o do outro. Nenhuma explicação é necessária. Nada do que for dito nesta hora vai ajudar muito, e no caso de uma criança ainda menos. É mais importante pegar no colo e esperar passar. Ai quando tiver passado vai dar pra conversar e construir algo baseado no respeito aos sentimentos.

Não tem nada de mais verdadeiro sobre uma pessoa do que aquilo que ela sente. E ninguém tem o direito de dizer que o que o outro sente está errado ou que não é importante. Nem tampouco de valorizar excessivamente o que o outro está sentindo. Basta apenas respeitar e permitir que o outro chore o choro que precisa chorar. Homens livres são aqueles que reconhecem suas necessidades e expressam seus sentimentos. Criar uma criança livre é respeitá-la de forma que isso aconteça, se permitindo chorar também, se necessário for.

São quase oito da noite, sigo no avião. A criança está cansada e muito irritada por ter que ficar presa ao sinto, longe da mãe. Finalmente aterrissamos. A mãe a pega no colo, e em silêncio, o choro passa.


Autor: Mario Lima

5 comentários:

Isabella Isolani disse...

Me emociono ao ler este texto, e só tenho a agradecer pela ajuda de voces (Mario, Lu, AOBA), pois sigo minha maternidade junto de muitas coisas que vcs me ensinaram. =)

Vanessa disse...

Mário... sem palavras! Fiquei realmente muito tocada.. demais! Adorei.
um beijo
Vanessa

Vanessa disse...

Mario, sem palavras! Lindo, fiquei mesmo muito tocada... puxa..
um beijo
Vanessa

Vanessa disse...

Mario que coisa linda!!! Puxa, sem palavras... fiquei realmente tocada...
um beijo
Vanessa

Ana Paula - Journal de Béatrice disse...

A minha experiência não vai além de dois anos. Mas posso afirmar uma coisa, Béatrice é uma menina que chora pouco e quando o faz, é porque, realmente tem algo que ela não aprova ou ha algum problema. Eu diria que a maioria dos seus choros são legitimos e ainda mais agora em que ela aprende os limites e passa por uma fase em que é necessario explicarmos o que ela esta sentindo, se é raiva, frustração, tristreza. No mais, ela é uma menina tranquila e acredito que isso tb é reflexo de atender aos seus choros e de darmos valor a isso, seja como forma de comunicação (quando era um bebezinho), seja por que ela demonstra seus sentimentos.
Otimo post!