08/02/2011

E assim, Janet chegou até nós!

A vinda de Janet Balaskas para o Brasil tem provado grande repercusão entre aqueles que trabalham por uma melhor assistência ao nascimento em nosso país. São tantas as mensagens de agradecimento e estímulo que temos recebido, que decidimos postar aqui hoje, um texto da Talia, que articulou a vinda de Janet para cá.


Talia Gevaerd de Souza é psicóloga para gravidez, parto e pós parto, instrutora de Yoga e Parto Ativo pré e pós parto, doula e integrante da Equipe Aobä.
Morei em Londres. Fui para lá em 2000, para estudar com a Janet; fiz a formação em Yoga e Parto Ativo e depois continuei trabalhando com ela durante 4 anos.
Pude acompanhá-la diariamente, e aprendi não só a profissão, como todo o cuidado na conduta com as mulheres grávidas. A dedicação dela, a força inspiradora que ela é, todo seu conhecimento e sabedoria profundos passaram a me guiar, desde aqueles dias até hoje.
Era um prazer trabalhar com ela e sua equipe. A disposição e a atenção para me ensinar eram infinitas, e as oportunidades que me deram também. Eu ainda não tinha filho, e toda aquela atmosfera maternal me inebriava para ser mãe logo. Queria sentir no meu corpo o que era a gravidez, um parto, dar de mamar, o amor de mãe...
O trabalho dela com as gestantes, ela é séria, prática e concentrada. Mas não deixa o bom humor de lado, e sabe fazer as mães darem gargalhadas de vez em quando. Um dia ela disse no meio da aula de yoga - que é bem silenciosa e tranqüila: “Agora, vamos descer os braços lentamente, e colocar as mãos na cintura... ou onde antes tinha uma cintura!” Essa sua tirada humorística me agradou tanto que às vezes repito para minhas gestantes também.

Janet sempre dizia que é preciso ter leveza, brincar e sorrir, apesar do assunto ser tão sério e importante.

Quando a convidei para vir ao Brasil, ela ficou muito feliz. E eu estou infinitamente satisfeita com sua vinda, pois será uma contribuição imensa para nosso querido país; uma força extra para tantos profissionais que atendem a gravidez e lutam pela melhoria das condições para o nascimento no Brasil.



Sorte a nossa!

Saiba mais sobre os eventos de Janet Balaskas no Brasil clicando aqui

2 comentários:

Mirian Marques disse...

Maravilhoso! Parabéns pelo trabalho, adorei este blog!
Mirian
psicomirianmarques.blogspot.com

Luciana Lima disse...

Obrigada Mirian!
Seja sempre bem vinda!!