15/09/2009

A pratica de Yoga é realizada há milênios, tento criado durante todo este período uma variedade de escolas e técnicas. O yoga é amplo com exercícios de respiração, posturas (ásanas) e meditação. É uma prática de integridade, de elevação da energia básica para a força interior.
A prática desta arte milenar durante o período gestacional traz muitos benefícios físicos, emocionais e espirituais. O corpo da gestante muda a cada dia e nesta expansão a grávida precisa aprender a se adaptar a este corpo temporário. Na gravidez o eixo se altera; comprometendo seu equilíbrio; aumento de líquido fluindo em seu organismo, modificando a circulação; órgãos internos se comprimindo devido o crescimento do bebê. Mas com as práticas de yoga, a gestante consegue se ajustar progressivamente, ficando bem-disposta e  livres dos desconfortos físicos.
O yoga traz a espontaneidade corporal, adquirindo a capacidade de relaxar, o que pode levar a uma integração e equilíbrio corporal e emocional. Durante esse período é importante que a tranqüilidade e a serenidade sejam sensações naturais dentro do útero.  O yoga pode ajudar a transpor os desafios e transformações da gravidez e do parto desde o início, proporcionando maior percepção de si mesma e maior consciência da presença de seu filho dentro de seu corpo.
O programa de exercícios baseado no yoga cultiva o relaxamento e flexibilidade de uma maneira segura, passiva e sem sobrecargas, que contará com a ajuda da força da gravidade
As vantagens dos exercícios
  • Adaptação ao novo eixo, a yoga auxilia o equilíbrio desde o inicio da gravidez, prevenindo alguns tombos.
  • A medida que os músculos se tornam mais elásticos e as articulações mais livres, há uma melhora do equilíbrio e tônus muscular que sustenta e movimenta o corpo. Isso garante que carregue seu bebê corretamente e ajudará a prevenir dores lombares.
  • A boa respiração depende da boa postura. Isso garante uma boa oxigenação sanguínea durante a gestação
  • Melhora a circulação sanguínea. A deficiência da mesma pode ocorrer – varizes, hemorróidas, ou retenção de líquidos (edema) – que serão prevenidos ou melhorados com a prática. A yoga tende a diminuir a pressão arterial e freqüentemente pode ajudar a prevenir problemas associados com elevação da  pressão .
  • A yoga ajuda a combater a fadiga.
  • Alivia pequenos desconfortos durante a gravidez com: azia, dores lombares, cãibras, cefaléias.
  • Fortalece o assoalho pélvico, é ele que sustenta todo o peso da gravidez e é por onde o bebê vai nascer. O fortalecimento desta área é importante para a prevenção de incontinência urinária durante o final da gestação; permite a passagem do bebê sem o rompimento do períneo ou a necessidade da episiotomia.
  • As posições mais confortáveis durante a gravidez serão naturalmente assumidas durante o trabalho de parto. A yoga ajudará a estar mais profundamente em contato com seu interior, será mais fácil agir naturalmente e deixar-se levar pelas forças corporais interiores durante o trabalho de parto.
  • O yoga se constitui na busca do autoconhecimento, e na gravidez este fator se torna essencial. Estimulando o estabelecimento do contato da mãe com seu filho no ventre.
  • A pratica ajuda a canalizar a sensibilidade da futura mãe para a auto-percepção da maravilha que é estar gerando um Ser.
Todas aquelas que desejam estar bem ao longo da gravidez, almejem um bom parto e queiram se recuperar da melhor maneira possível depois do parto, podem praticar esta atividade milenar.
O Espaço Aobä oferece aulas de Yoga para as mulheres que estão neste momento divino de gerar um Ser, confira os horários no site Aobä.




Ana Luiza Bellafronte
Mãe, Naturoterapeuta e yogi antes, durante e após a gestação.

Nenhum comentário: